Design sem nome - 2022-11-17T111917.984.png
Design sem nome - 2022-11-17T111012.592.png

O Observatório de Educação Ambiental de Base Comunitária no Estado do Rio de Janeiro consiste em um projeto interinstitucional de pesquisa e extensão, composto de pesquisadoras(es) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
 

Tem como objetivo principal identificar e sistematizar experiências socioeducativas e ambientais no Estado do Rio de Janeiro. Parte-se da hipótese de que os sujeitos postos em condição de vulnerabilidade socioambiental têm o potencial de revelar e produzir estratégias e práticas sociais que possuem dimensões pedagógicas e que dialogam com a perspectiva da Educação Ambiental de Base Comunitária. 
 

O Projeto pretende desenvolver um processo investigativo de modo a realizar um mapeamento de experiências e conformar um observatório acerca das formas organizativas socioambientais que emergem de grupos subalternizados no Estado do Rio de Janeiro. Compreende-se a perspectiva emancipatória e pedagógica destes processos, que podem contribuir com o fortalecimento das comunidades em questão.