Curso - Introdução à Decolonialidade na Educação em Ciências

O curso tem como objetivo a introdução aos principais conceitos e autores/as na temática decolonial buscando uma aproximação com a realidade sociocultural brasileira, através de alternativas suleadoras frente às influências eurocêntricas predominantes. Ao apresentar e discutir estratégias alternativas busca-se o diálogo com os/as participantes contextualizando o atual cenário em busca de uma visão crítica da realidade e demonstração de alguns exemplos existentes.

Além desses objetivos gerais, pretendemos:

  • Aproximar educadores/as, professores/as, pesquisadores/as, estudantes e demais interessados promovendo debates que facilitem e favoreçam o debate e compartilhamento de ideias em torno da temática.

  • Socializar pesquisas e ações conduzidas nas universidades que discutem a temática decolonial.

  • Fortalecer a interlocução e cooperação entre grupos de pesquisa e grupos extensionistas no compartilhamento de conhecimentos e propostas de trabalho.

  • Oportunizar aos pesquisadores um espaço de fala para exporem seus dilemas, dificuldades e estratégias no enfrentamento de questões eurocentradas em seus estudos.

Realização: 

Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica - RIEDECT; 

Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur - GEASur;

Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE

Inscrições: https://sgce.tic.ufrj.br/

Data: 09/11 a 25/11

Horário: 19:00h às 21:00h

photo5167962074163292634.jpg

Curso Internacional - Educação Ambiental de Base Comunitária e Ecologia Política na América Latina: Utopias, esperanças e práxis no centenário de Paulo Freire
4ª edição

Este curso é fruto do projeto de extensão, ensino e pesquisa do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de  Janeiro (UNIRIO) e está em sua quarta edição. 

 

O curso tem a proposta de estudar práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos contextos formal e não-formal, emergentes das lutas populares, movimentos sociais, populações tradicionais, povos indígenas e grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental, em diálogo com a academia.

 

Neste sentido, o GEASur reafirma e se inspira em Paulo Freire, seus ideais e princípios, procurando construir pesquisas que investigam as pedagogias emergentes das lutas ambientais e das práticas de re-existências dos grupos envolvidos em conflitos ambientais no contexto latino-americano.

Realização: 

Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur - GEASur;

Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz;

Universidade Federal Fluminense - Instituto de Educação de Angra dos Reis.

Inscrições: bit.ly/curso_geasur

Data: 25/09 a 30/10

Atividades síncronas: 25/09; 02/10; 09/10; 16/10; 23/10; 30/10 - (6 sábados).

Horário: 16:00h às 18:30h

Carga horária: 40 h

1Curso_EA.jpg
2_apoiadores.jpg

Seminário de Experiências Comunitárias Itinerantes de "Nossa América"

 

Dia:  14/10/2021 das 16: 00h às 18: 30h (Hora de Brasil).

 

O seminário de Experiências Comunitárias Itinerantes de "Nossa América" ​​foi pensado considerando espaços de "Educação Ambiental Comunitária", a partir dos aprendizados obtidos nas investigações realizadas e nos intercâmbios com outros países e suas comunidades que nos mostram: as raízes da nossa história, cultura, memória, nossas tradições e experiências de conhecimentos, atitudes, criatividade, resistência, com pensamento crítico e reflexivo para a tomada de decisões com capacidade de resolução de problemas: enfim, achamos que a comunidade não é um modo de vida; "Mas um sentido de vida."

 

Objetivo: Intercambiar sobre o bem comum, socializar experiências a comunitárias e outras, para construir pontes de integração em extensão, graduação, graduação, pós-graduação e fornecer-nos das fontes sábias de povos indígenas, afrodescendentes, camponeses, movimentos de mulheres, movimentos sociais e de outros lutadores pelo território, pela cultura, nossas tradições e idiossincrasias.

Coordenam a atividade.

Prof. DrC. Jesús Jorge Pérez Garcia. Grupo NEAd, Educación. PUC-RJ. B

Dra. Alejandra Irina Eismann

Palestrantes:

  • Profa. Master. María Eugenia Arango Ospina. Universidad Autónoma de Manizales. Colombia.

 

  • Profa. DrC. Dora Lídia Márquez. Universidad de Pinar del Río (UPR), Cuba.

 

  • Profa. Master. Verónica Barreda Muñoz. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. México.

 

  • Prof. Dr. José Cárcamo. Universidad de Buenos Aires (UBA). Argentina.

 

  • Profa. Dra. Ana Barrios Estrada. Universidad de Nariño (UDENAR). Colombia.

 

  • Prof. Dr. Álvaro Torres. Universidad de Nariño (UDENAR). Colombia. 

 

Com a participação especial dos Artistas

- Samuel Felipe Mosquera Erazo

- Victor Hugo Giraldo

Edições anteriores

curso geasur.png
2 edicao.jpg
1 edicao.png