fundo site.jpg

Convênios Internacionais

UNAI__LOGO_high_S.png
ONU.png

A UNIRIO se tornou, em maio de 2021, um membro oficial do Impacto Acadêmico das Nações Unidas (United Nations Academic Impact). Conhecida também pela sigla Unai, a iniciativa tem por objetivo alinhar instituições de Ensino Superior e de pesquisa com os princípios das Nações Unidas.

Os três grupos focais da iniciativa na UNIRIO serão coordenados pelo professor Celso Sánchez, da Escola de Educação e do Grupo de Estudos Ambientais desde el Sur (Geasur) e pelas professoras María Villarreal e Enara Echart Muñoz, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul).

Saiba mais em: http://www.unirio.br/news/unirio-se-torna-membro-do-impacto-academico-da-onu

Universidad_del_Tolima_Logo_forma_2.png

Diplomado de Formação Ambiental Cidadã - Colômbia
Modalidade virtual - 2021


Organizado pelo Comitê Ambiental em Defesa da Vida de Tolima (Colômbia), a Corporação SOS Ambiental, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Tolima, através da Cátedra Ambiental “Gonzalo Palomino Ortiz”. A formação ambiental cidadã como um processo de capacitação aberto e gratuito.


Os Diplomados conseguem manter a participação da comunidade num processo contínuo de formação ambiental que promove a participação dos cidadãos nos processos de ordenamento dos territórios, a conservação-proteção do patrimônio ecológico-cultural e o respeito pela natureza como elementos necessários para o bem viver das comunidades e dos territórios.

 

Essa formação comunitária para a defesa do território conta com o apoio do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sul (GEASur), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, que oferece um curso virtual de Ecologia Política de base comunitária, com o propósito de fortalecer a perspectiva do pensamento latino-americano e os tecidos do conhecimento científico e do saber popular. A participação do GEASur ocorre no Nível 3, no Diplomado em Natureza e Cultura: Desafios sociais para a construção de lideranças territoriais.

Diplomado Internacional en Pensamiento Ambiental
Modalidade virtual - 2021


Organizado pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Tolima, através da Cátedra Ambiental “Gonzalo Palomino Ortiz”.


O Diplomado Internacional em Pensamento Ambiental "Cátedra Gonzalo Palomino Ortiz" da Universidade de Tolima na Colômbia: "LUTAS SOCIAIS, CONFLITIVIDADES E TERRITORIALIDADES: LEITURAS DESDE O SUL GLOBAL", foi concebido como uma estratégia de projeção social para a formação ambiental e intercâmbio de experiências e saberes desde as alternativas ao desenvolvimento. A formação virtual foi realizada entre os meses de março a outubro de 2021.


Este trabalho foi realizado de forma articulada entre o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur), o grupo Territórios em Conflito do País Basco e o grupo Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Território “Yuma íma”, o grupo de investigação em educação ambiental GEA, o coletivo da Cátedra Ambiental GPO da Universidade de Tolima - Colômbia. O curso contou com a presença de palestrantes de diversos países: Brasil, País Basco, Moçambique, Portugal, Equador, Argentina e Colômbia.

Logo Narino.png